Neuro Saber
11/04/2024 15:01:55
Olá Comunidade da NeuroSaber!
Você já ouviu falar sobre a Consciência Fonológica?
E a Consciência Fonológica em crianças com TEA? É importante compreender os desafios que crianças com TEA enfrentam, especialmente em relação à Consciência Fonológica?
Todos os dias, recebemos relatos de professores que enfrentam essa dificuldade em sala de aula. Esse questionamento acaba gerando ansiedade e insegurança, e as perguntas são diversas:
Como fazer os sons das letras?
Eu tento, mas a minha criança não aprende.
Meu aluno autista não fala, não sei o que fazer.
Você já passou por isso?
A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala, sendo essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita.
Para crianças com TEA, a consciência fonológica pode ser um aspecto crucial a ser trabalhado para promover sua alfabetização e comunicação.
Professores, tragam as suas experiências e façam parte dessa troca de conhecimentos! Aproveitamos para compartilhar um material do nosso blog sobre como trabalhar a consciência fonológica no autismo:
https://institutoneurosaber.com.br/como-trabalhar-a-consciencia-fonologica-no-autismo/
Vamos interagir?
Relatem casos de sucesso, o que vocês fizeram para superar esses desafios? Compartilhem suas estratégias e inspirem outros colegas na comunidade!
Equipe NeuroSaber
Patrícia Ferreira Da Silva
17/04/2024 21:58:58
Atualmente não estou atuando na área. Mas sempre tive muita dificuldade, trabalhei na educação infantil e tive muita dificuldade em fazer a criança autista participar das propostas... Fazíamos algumas estratégias como propor atividades em momentos com movimentação das outras crianças em volta...