Fórum

arrow_back

Desafios e Estratégias na Consciência Fonológica para Crianças com TEA

Camilla Lemes Silva

11/04/2024 15:01:55

Olá Comunidade da NeuroSaber!

Você já ouviu falar sobre a Consciência Fonológica?

E a Consciência Fonológica em crianças com TEA? É importante compreender os desafios que crianças com TEA enfrentam, especialmente em relação à Consciência Fonológica?

Todos os dias, recebemos relatos de professores que enfrentam essa dificuldade em sala de aula. Esse questionamento acaba gerando ansiedade e insegurança, e as perguntas são diversas:

Como fazer os sons das letras? 
Eu tento, mas a minha criança não aprende.
Meu aluno autista não fala, não sei o que fazer.

Você já passou por isso? 

A consciência fonológica é a capacidade de reconhecer e manipular os sons da fala, sendo essencial para o desenvolvimento da leitura e escrita.

Para crianças com TEA, a consciência fonológica pode ser um aspecto crucial a ser trabalhado para promover sua alfabetização e comunicação.

Professores, tragam as suas experiências e façam parte dessa troca de conhecimentos! Aproveitamos para compartilhar um material do nosso blog sobre como trabalhar a consciência fonológica no autismo: 

https://institutoneurosaber.com.br/como-trabalhar-a-consciencia-fonologica-no-autismo/

Vamos interagir? 
Relatem casos de sucesso, o que vocês fizeram para superar esses desafios? Compartilhem suas estratégias e inspirem outros colegas na comunidade!


Equipe NeuroSaber

Patrícia Ferreira Da Silva

17/04/2024 21:58:58

Atualmente não estou atuando na área. Mas sempre tive muita dificuldade, trabalhei na educação infantil e tive muita dificuldade em fazer a criança autista participar das propostas... Fazíamos algumas estratégias como propor atividades em momentos com movimentação das outras  crianças em volta...

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade